quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Facebook


Facebook
O Facebook é uma empresa com poucos anos, criada por jovens universitários com alguma polémica relativamente aos verdadeiros criadores da ideia. 
Recentemente o Face, como é carinhosamente tratado por alguns, teve o seu capital aberto e entrada em bolsa. Foi com grande expectativa que esse lançamento ocorreu, muitos esperavam subidas vertiginosas das acções assim que entrassem em bolsa, o que faria do Facebook a empresa mais valiosa do planeta. Mas passados apenas cerca de 3 meses desde a abertura do capital, as acções do Facebook valem metade do que valiam no dia em que foram lançadas em bolsa. Grande prejuízo para os investidores que contavam ganhar bastante dinheiro. Mas as acções ainda podem cair bastante mais. No primeiro dia em bolsa foram disponibilizadas cerca de 420 milhões de acções, e depois mais 270 milhões de acções que estavam com funcionários. Até ao fim de Novembro, vão poder ser negociadas em bolsa mais 1,2 Mil milhões de acções que estão com funcionários e outros investidores e que ainda estão bloqueadas e não podem ser negociadas.
Mas afinal qual é o negócio do Facebook que faz com que haja uma expectativa de valor tão grande?
O Facebook tem informação, mas não é informação qualquer. Tem informação detalhada sobre centenas de milhões de pessoas. Sabe os nomes, data de nascimento, sexo, quem são os amigos e conhecidos, familiares, preferências, que perfis viram, fotos, horários de acesso ao facebook, locais de acesso ao facebook, que pesquisas fizeram, o que publicaram o que marcaram como gosto, padrões, etc...
É um verdadeiro Big Brother com a informação que as pessoas disponibilizam de livre vontade. Toda esta informação é depois usada para publicidade direccionada e é aí que o Facebook espera grande parte das suas receitas.
Estima-se que o Facebook tenha 180 mil servidores espalhados por vários locais para disponibilizar a informação no seu site, mas mesmo assim é muito menos que o número de servidores estimados do Google que é de um milhão. O desafio de armazenar e gerir todas esta informação que cresce diariamente é muito grande e há que quem diga que a tecnologia usada pelo Facebook está no limite da sua capacidade. Mas a performance do site continua igual.

2 comentários:

  1. Olá Pedro passei para conhecer seu blog ele é muito maneiro com excelente conteúdo gostaria de parabenizar pelo seu traballho e desejar muito sucesso em sua caminhada e objetivo no seu Hiper blog e que DEUS ilumine seus caminhos e de seus familiares
    Um grande abraço e tudo de bom

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rodrigo.

      Obrigado pelo seu comentário e palavras de apoio.
      Sucesso para si e para o seu site também.

      Abraço,

      Pedro

      Eliminar